domingo, 14 de abril de 2013

ANGOLA PAD 1048 - 1965 - 1968 - EMBOSCADAS

PAD 1048
ANGOLA 1965 - 1968




EMBOSCADAS :
NO ONZO A 25 JULHO 1966.
NAS SETE CURVAS A 6 AGOSTO 1966.

NESTAS EMBOSCADAS , ESTIVERAM ENVOLVIDOS MILITARES DAS COMPANHIAS DE CAÇADORES 1414 E 1415 DO BATALHÃO DE CAÇADORES 1855 , DA COMPANHIA DE ARTILHARIA DE NOVA LISBOA ( HUAMBO ) E DO PAD 1048 .
ESTAS  DUAS EMBOSCADAS , TIVERAM LIGAÇÃO HISTORIAL ENTRE SI , DEVIDO À GRAVIDADE DOS ACONTECIMENTOS , EM QUE UM GRUPO DE COMBATE DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 ( AQUARTELADA NA FAZENDA DA BEIRA BAIXA ) SE VIU ENVOLVIDO .
NA ALTURA , MUITO SE COMENTOU SOBRE OS ACONTECIMENTOS , POIS OS MESMOS MILITARES QUE SOCORRERAM A EMBOSCADA NAS IMEDIAÇÕES DA FAZENDA DO ONZO , ACABARIAM POR MORRER OU FICAREM FERIDOS GRAVEMENTE , PASSADOS 14 DIAS , NO TRAJECTO ENTRE A FAZENDA DA BEIRA BAIXA E BALACENDE , NO LOCAL CHAMADO AS SETE CURVAS .
NO QUE SE RELACIONA COM O PAD 1048 ( AQUARTELADO EM NAMBUANGONGO ) , É DE REALÇAR QUE NA EMBOSCADA DO ONZO , A 25 DE JULHO DE 1966 , VINHA NA COLUNA DO MVL COM DESTINO A NAMBUANGONGO , O EX. FURRIEL MILICIANO ANTÓNIO AUGUSTO VIEIRA LOPES ( FALECIDO EM 2011 ) , QUE REGRESSAVA DE FÉRIAS EM PORTUGAL ( NO PUTO ) . AINDA NESTA EMBOSCADA , O PAD 1048 , ESTEVE NO REBOQUE E TRANSPORTE DA VIATURA ACIDENTADA GMC DA COMPANHIA DE ARTILHARIA DE NOVA LISBOA ( AQUARTELADA NA FAZENDA DO ONZO ) . 
NA EMBOSCADA DAS SETE CURVAS , A 6 DE AGOSTO DE 1966 , IA NA COLUNA DO MVL COM DESTINO A LUANDA , O 1º CABO DO PRONTO SOCORRO FERNANDO AZEVEDO PARA GOZAR FÉRIAS EM LUANDA .


EMBOSCADA NAS IMEDIAÇÕES DA FAZENDA DO ONZO, A CERCA DE 11 Km DE NAMBUANGONGO  (VILA GENERAL FREIRE) , NO ITENERÁRIO BEIRA BAIXA - NAMBUANGONGO , FEITA A MILITARES DA COMPANHIA DE ARTILHARIA DE NOVA LISBOA ( HUAMBO ) :

O QUE AQUI É CITADO , SÃO DECLARAÇÕES DE MILITARES NA ÉPOCA , QUE ESTIVERAM ENVOLVIDOS NESTA EMBOSCADA .
ALÉM DO ENVOLVIMENTO DAS COMPANHIAS DE CAÇADORES 1414 E 1415 DO BATALHÃO DE CAÇADORES 1855 , ESTIVERAM AINDA ENVOLVIDOS DO PAD 1048 OS SEGUINTES MILITARES :

EX. 1º SARGENTO JOÃO BERNARDO BARROSO .

EX. FURRIEL MILICIANO ANTÓNIO AUGUSTO VIEIRA LOPES .


EX. 1º CABO FERNANDO AZEVEDO .


EX. 1º CABO FRANCISCO AMARO PALMA MOURÃO FERRO .


EX. 1º CABO ÓSCAR NEVES ASSUNÇÃO - VOLUNTÁRIO .



CITANDO PALAVRAS DO EX. ALFERES MILICIANO JORGE BELO ROSA DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 :




EU VINHA DA FAZENDA DA BEIRA BAIXA , AQUARTELAMENTO DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 , E COMANDAVA AQUELA COLUNA QUE SEGUIA PARA NAMBUANGONGO .
HÁ UM PORMENOR CURIOSO , O TEMPO ESTAVA CHUVOSO , MAS COMO SE DIZ "CHUVA CIVIL NÃO MOLHA MILITAR " E A PICADA ESTAVA BEM ENCHARCADA .
NAQUELE DIA , EU VINHA NA VIATURA DA TESTA DA COLUNA , JUNTO AO CONDUTOR DA VIATURA , QUE ERA CONHECIDO PELA ALCUNHA DE " MONCHIQUE ALGARVIO " .
OLHAMOS UM PARA O OUTRO , PORQUE , SE NÃO TÍNHAMOS CRUZADO COM NENHUMA COLUNA , COMO ERA POSSÍVEL SEREM BEM VISÍVEIS , MARCAS DE RODADO DE VIATURA NA PICADA ?   
NAQUELE DIA , UMA SECÇÃO DO AQUARTELAMENTO DA COMPANHIA DE ARTILHARIA NO ONZO , NUMA VIATURA GMC , TINHA-SE DESLOCADO , A FIM DE PROCURAR LENHA PARA A COZINHA DO QUARTEL .
OS GUERRILHEIROS TINHAM MONTADO UMA EMBOSCADA AOS MILITARES DO ONZO , POIS PROVAVELMENTE JÁ TINHAM VIGIADO O PROCEDIMENTO DE ROTINA DAS NOSSAS TROPAS .
UM DOS GUERRILHEIROS CONSEGUIU INTRODUZIR UMA GRANADA DE MÃO OFENSIVA DENTRO DA CABINA DA VIATURA GMC , QUE POR SINAL TINHA PORTAS METÁLICAS , E DEU-SE O INEVITÁVEL . UMA EXPLOSÃO .
OS DOIS OCUPANTES QUE SEGUIAM NA CABINA , MORRERAM E UM DELES FOI CUSPIDO PARA A PICADA .
A VIATURA FICOU SEM GOVERNO E DESPENHOU-SE PELA RIBANCEIRA ABAIXO , DANDO DIVERSAS VOLTAS , E PENSO QUE TODOS QUE VIAJAVAM NA CAIXA DE CARGA   , FICARAM FERIDOS E UM DELES ACABOU POR FALECER JÁ NO QUARTEL DO ONZO .
COMO TODOS SABEMOS , A PROGRESSÃO NAQUELAS PICADAS ERA SEMPRE DEMORADA E POR ISSO , ENQUANTO NÃO CHEGAMOS AO LOCAL , DEMOROU ALGUM TEMPO . ESTA DEMORA , DEU TEMPO PARA QUE OS GUERRILHEIROS VIESSEM À PICADA E ROUBASSEM O FARDAMENTO DO MILITAR QUE TINHA SIDO CUSPIDO , QUANDO DA EXPLOSÃO .
OS MEUS MILITARES , QUE VINHAM NA CAIXA DE CARGA DA MINHA VIATURA GMC , É QUE SE APERCEBERAM , QUE A VIATURA DO ONZO ESTAVA NO FUNDO DA RIBANCEIRA  . A MINHA COLUNA FICOU IMOBILIZADA E A RESPECTIVA SEGURANÇA FOI MONTADA COM A AJUDA DO EX. 2º SARGENTO JOAQUIM DIAS LEITE ( JÁ FALECIDO ) , EX. FURRIEL MILICIANO JOSÉ CARLOS MARTINS ( DA ANADIA ) E EX. FURRIEL MILICIANO ABÍLIO CUNHA MONTEIRO ( JÁ FALECIDO ) .
TINHA DE SER LEVADO PARA O QUARTEL DO ONZO O CORPO DO MILITAR QUE ESTAVA DESPIDO E DESCALÇO , MAS PUNHA-SE A HIPÓTESE DE O MESMO ESTAR ARMADILHADO . FELIZMENTE NÃO ESTAVA , PORQUE OS GUERRILHEIROS NÃO TIVERAM TEMPO , POIS NO CASO AFIRMATIVO , ISTO É , SE TIVESSEM TEMPO , SERIA MAIS UM DESASTRE , E TODOS OS FERIDOS TERIAM SIDO LIQUIDADOS E O SEU FARDAMENTO E ARMAMENTO SERIA ROUBADO . ESTE MILITAR QUE FICOU NA PICADA , PELA ORIENTAÇÃO ,SERIA O CONDUTOR DA VIATURA GMC .
NESTA ALTURA APARECEU UMA COLUNA VINDA DE NAMBUANGONGO  , COMANDADA PELO EX. ALFERES MILICIANO JOSÉ DAVID COSTA ( ACTUALMENTE CAPITÃO REFORMADO DA GNR ) DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1415 , A ESCOLTAR O PRONTO SOCORRO DO PAD 1048 , PARA RECUPERAR A GMC SINISTRADA NO FUNDO DA RIBANCEIRA .
JÁ NO ONZO , ONDE SE ENCONTRAVA  O EX. ALFERES MILICIANO SANTOS SILVA DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1415 ( MORTO EM COMBATE EM MOÇAMBIQUE , QUANDO COMANDAVA UMA COMPANHIA ) A REFORÇAR A COMPANHIA SEDIADA NO ONZO E O EX. TENENTE MÉDICO DIAS DE SOUSA  DA CCS DO BATALHÃO DE CAÇADORES 1855 , ASSISTIMOS AO ÚLTIMO SUSPIRO DE MAIS UM DOS FERIDOS . 

CITANDO PALAVRAS DO EX. PRIMEIRO SARGENTO BERNARDO BARROSO DO PAD 1048 :

LOGO QUE CHEGAMOS AO LOCAL DO ACIDENTE (EMBOSCADA), A NOSSA ESCOLTA FEZ VÁRIAS RAJADAS PARA O SÍTIO ONDE ESTAVA A GMC ACIDENTADA . 
EU E OSCAR ( TÓTÓ ) DESCEMOS A RABINA, MUITO ÍNGREME, COM O CABO DO GUINCHO DO PRONTO-SOCORRO. EU LEVAVA UMA UZI (PISTOLA METRALHADORA) PARA PROTEGER-MO-NOS E FUI O PRIMEIRO A CHEGAR JUNTO DA GMC , POIS IA DE SAPATOS E CALÇÕES . PRENDEMOS O CABO À GMC À TANGENTE, POIS O COMPRIMENTO ERA DE 100 METROS . GRITAMOS PARA PUXAREM O CABO E AO MESMO TEMPO AGARRA-MO-NOS À GMC, DE MODO A SERMOS IÇADOS COM A MESMA . AINDA NÃO TINHA-MOS PERCORRIDOS 10 METROS E JÁ OS GUERRILHEIROS QUE TINAM ABATIDO CONDUTOR E O ACOMPANHANTE COMEÇAVAM A DISPARAR, LÁ NO FUNDO, COM AS ARMAS QUE TINHAM ROUBADO . EU AINDA DISPAREI E DESCARREGUEI UM CARREGADOR . 
QUEM ESTAVA AOS COMANDOS DO PRONTO-SOCORRO , LARGOU TUDO , O CABO SOLTOU-SE E A GMC FOI PARAR MAIS ABAIXO .
EU E O OSCAR, SUBIMOS A RABINA COMO PODEMOS, DOIS PASSOS PARA A FRENTE E UM PARA TRÁS .OUVIMOS NOVAMENTE RAJADAS DE TIROS DA NOSSA ESCOLTA .
TORNAVA-SE NECESSÁRIO VOLTAR LÁ ABAIXO JUNTO DA GMC , COM MAIS CORRENTES . PARA ISSO , CONVENCI UM DOS MECÂNICOS A IR COMIGO, SE NÃO ME ENGANO O MOURÃO FERRO , E LÁ FOMOS PELA RABINA ABAIXO . DESTA VEZ NÃO HOUVE TIROS . FORAM DOIS GRANDES SUSTOS, MAS A MISSÃO FOI CUMPRIDA .
O AMÉRICO (ENFERMEIRO DO PAD) , ANDOU DUAS SEMANAS A TIRAR-ME ESPINHOS DAS PERNAS E A PÔR TINTURA . 

CITANDO PALAVRAS DO EX. 1º CABO FERNANDO AZEVEDO DO PAD 1048 :

QUANDO CHEGAMOS AO LOCAL DA EMBOSCADA , VIMOS OS MILITARES COMANDADOS PELO EX. ALFERES MILICIANO JORGE BELO ROSA A RECOMENDAREM PARA TERMOS CUIDADO , POIS ATÉ DIZIAM " OS GAIJOS ESTÃO POR PERTO "!!!...
ENTRETANTO , PREPARAMOS O PRONTO SOCORRO PARA SEREM EXECUTADOS OS TRABALHOS NECESSÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO E REBOQUE DA GMC DO ONZO PARA O PAD 1048 EM NAMBUANGONGO .
PEDI AO EX. 1º CABO OSCAR ASSUNÇÃO DO PAD 1048 , PARA LEVAR CONSIGO ATÉ AO FUNDO DA RIBANCEIRA O GANCHO DO CABO DE AÇO DO GUINCHO DO PRONTO SOCORRO E ENGATÁ-LO NA GMC ACIDENTADA , ENQUANTO EU MANOBRAVA O DESENROLAMENTO DO MESMO .
QUANDO ESTE ( OSCAR ) ESTÁ EM CIMA DA GMC , JÁ COM O GUINCHO ENGATADO E EU A IÇAR A VIATURA , OS GUERRILHEIROS FAZEM MAIS UMAS RAJADAS , ALGUMAS POR CIMA DA CITADA GMC E O OSCAR ATIRA-SE PARA O CHÃO E RESPONDE COM UNS TIROS .
FELZMENTE , NÃO HOUVE MAIS FERIDOS , MAS A GMC , QUE JÁ TINHA SUBIDO UNS METROS , VOLTOU À POSIÇÃO INICIAL .
A PARTIR DESTE DIA , O OSCAR ASSUNÇÃO NUNCA MAIS FOI VOLUNTÁRIO PARA NADA .
PASSADOS ESTES CALAFRIOS , A METRALHADORA BREDA DO GRUPO DO EX. ALFERES MILICIANO JOSÉ DAVID COSTA , FAZ MAIS UMAS RAJADAS E OS GUERRILHEIROS ABANDONAM A ZONA . 

NOTA :

EM MEMÓRIA DOS MILITARES QUE JÁ NOS DEIXARAM E QUE ALGUNS AQUI SÃO REFERENCIADOS :


UMA SALVA DE TIROS 


SEUS NOMES :

ALFERES MILICIANO SANTOS SILVA DA COMP. CAÇ. 1415 ( MORTO EM COMBATE EM MOÇAMBIQUE , QUANDO COMANDAVA UMA COMPANHIA COMO CAPITÃO ) .

2º SARGENTO JOAQUIM DIAS LEITE " O SARGENTO GORDO " DA COMP. CAÇ. 1414 ( FALECIDO POR DOENÇA ADQUIRIDA EM SERVIÇO ) .

FURRIEL MILICIANO ABÍLIO CUNHA MONTEIRO DA COMP. CAÇ. 1414 .

1º CABO BERNARDINO CASA VELHA DE DEUS " O BAZUKA " DA COMP. CAÇ. 1414 .

1º CABO JOSÉ FARINHA CALVÁRIO " O MORTEIRO " DA COMP. CAÇ. 1414 .

SOLDADO BELMIRO DOMINGOS " O XICO " DA COMP. CAÇ. 1414 .

SOLDADO ANTÓNIO GUERRA PAIS " O BARREIRO " DA COMP. CAÇ. 1414 ( MORTO EM COMBATE 14 DIAS DEPOIS , NAS SETE CURVAS ) .

SOLDADO JOSÉ VIANA MARQUES  " O ZÉ TROPA " DA COMP. CAÇ. 1414 ( MORTO EM COMBATE 14 DIAS DEPOIS , NAS SETE CURVAS ) .

SOLDADO MANUEL GUEDES DA SILVA " O ESPARGUETES " DA COMP. CAÇ. 1414 ( MORTO EM COMBATE 14 DIAS DEPOIS , NAS SETE CURVAS ) .

SOLDADO JOAQUIM ROSA ESPADILHA " O PENICHE " DA COMP. CAÇ. 1414 .

SOLDADO EDUARDO SACRAMENTO SOUSA " O SETUBALI " DA COMP. CAÇ. 1414 .

SOLDADO JOAQUIM GOMES SILVÉRIO  " O CIGANO " DA COMP. CAÇ. 1414 .

SOLDADO CONDUTOR ANTÓNIO MANUEL FRANCISCO " MONCHIQUE-ALGARVIO " DA COMP. CAÇ. 1414 .


EMBOSCADA NAS SETE CURVAS , NO ITINERÁRIO BEIRA BAIXA - BALACENDE , FEITA A MILITARES DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 DO BATALHÃO DE CAÇADORES 1855 , NAS IMEDIAÇÕES DO LOCAL DENOMINADO PORTAS DA GUERRA : 

MAIS UM RELATO QUE VOLTOU A MARCAR TODO O BATALHÃO DE CAÇADORES 1855 , AQUELES QUE NELE TOMARAM PARTE E OS QUE NO MOMENTO ESTAVAM AQUARTELADOS EM NAMBUANGONGO E ARREDORES .

SEGUNDO DECLARAÇÕES DO EX. ALFERES MILICIANO JORGE BELO ROSA , DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 DO BATALHÃO DE CAÇADORES 1855 :
FERIDO GRAVEMENTE EM COMBATE , O QUE LEVOU O MESMO A SER CONDECORADO COM A MEDALHA DE CRUZ DE GUERRA , ÚNICA DESTE BATALHÃO , EM CERIMÓNIA EM LISBOA NO TERREIRO DO PAÇO , NO DIA 10 DE JUNHO DE 1967 .

ANTES DE ENTRAR NA DESCRIÇÃO , SÃO INCLUÍDOS PORMENORES , JULGADOS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DO BATALHÃO DE CAÇADORES 1855 E SUAS COMPANHIAS .
ESTEVE AQUARTELADA EM NAMBUANGONGO , A COMPANHIA DE CAÇADORES 796 , QUE , PASSOU PARA A INTERVENÇÃO - LUANDA , PARA SEU MAL OU BEM .
POR INFORTÚNIO , A ESTA COMPANHIA , ACONTECERAM DIVERSOS DISSABORES E OS GUERRILHEIROS APERCEBERAM-SE QUE ERAM " MAÇARICOS " E NÃO LHES DERAM DESCANSO .
ESTA COMPANHIA , NA SUA MARCHA PARA LUANDA , FEZ UM ALTO NO AQUARTELAMENTO DA BEIRA BAIXA , ONDE ESTAVA SEDIADA A COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 , TENDO DEPOIS SEGUIDO O SEU DESTINO .
DURANTE A MADRUGADA , UMA VIATURA ACCIONOU UMA MINA ANTI-CARRO NA ZONA DAS SETE CURVAS , TENDO FICADO IMOBILIZADA .
HOUVE DIVERSOS FERIDOS , ENTRE OS QUAIS UM ALFERES , QUE FOI EVACUADO PARA O HOSPITAL DA ESTRELA , EM LISBOA , CUJO O NOME É COCO MENDES , QUE COM ELE PRIVEI, DURANTE A MINHA PERMANÊNCIA NAQUELE ESTABELECIMENTO HOSPITALAR.
POR VIA RÁDIO , FOI ALERTADA A COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 , DA BEIRA BAIXA, QUE FEZ DESLOCAR 2 GRUPOS DE COMBATE PARA O LOCAL , SENDO O MEU E O 3º GRUPO , SE A MEMÓRIA NÃO ME ATRAIÇOA , AFIM DE SER MONTADA A RESPECTIVA SEGURANÇA À VIATURA SINISTRADA .
DIZIA-SE E ERA VERDADE , QUE OS GUERRILHEIROS DENTRO DAS PRÓXIMAS 24 HORAS,
VINHAM AO LOCAL , PARA SE INTEIRAREM DO RESULTADO DA SUA ACÇÃO .
CERCA DO MEIO DIA , QUANDO ESTAVA MONTADA A SEGURANÇA À VIATURA , FOI RECEBIDA UMA COMUNICAÇÃO , VIA RÁDIO , PARA QUE O MEU GRUPO DE COMBATE REGRESSASSE À BEIRA BAIXA , A FIM DE ESCOLTAR A COLUNA DO MVL , QUE SEGUIRIA PARA LUANDA .
REGRESSAMOS AO AQUARTELAMENTO E DESCANSAMOS UM POUCO , DA NOITE PASSADA EM CLARO , ATÉ QUE APARECEU A COLUNA , PARA SER ESCOLTADA POR 2 GRUPOS DE COMBATE , O MEU E O DO EX. ALFERES MILICIANO JAIME LUÍS .
FICOU NO AQUARTELAMENTO DA BEIRA BAIXA SÓ O 4º GRUPO DE COMBATE , COMANDADO PELO EX. ALFERES MILICIANO EUGÉNIO CARDOSO , JÁ FALECIDO .
FOI DETERMINADO , QUE O MEU GRUPO DE COMBATE , ESCOLTARIA O MVL ATÉ ÀS SETE CURVAS E FICARIA EMBOSCADO NESSE LOCAL , ESPERANDO QUE OS GUERRILHEIROS APARECESSEM TENDO POR ISSO , SIDO ABONADO DE RAÇÃO DE COMBATE , PARA PASSAR O RESTO DO DIA E A NOITE .
AS RAÇÕES DE COMBATE , PARA EVITAR O PÓ DA PICADA , FORAM CARREGADAS NO JEEPÃO DA FRENTE , CONDUZIDO PELO SOLDADO CONDUTOR JOAQUIM LELLO , ONDE EU SEGUI , POR AQUELA SECÇÃO NÃO TER COMANDANTE, QUE ERA OSARGENTO JOAQUIM LEITE , O QUAL ESTAVA COM BAIXA NO HOSPITAL DE LUANDA.
ESTE SARGENTO , PORQUE O SEU ESTADO DE SAÚDE SE TENHA AGRAVADO , ACABOU POR SER EVACUADO POR VIA AÉREA PARA LISBOA A FIM DE BAIXAR AO HOSPITAL MILITAR PRINCIPAL , ONDE ACABOU POR FALECER .
NESTA COLUNA DO MVL , VIAJAVA TAMBÉM O 1º CABO FERNANDO AZEVEDO , DO PAD 1048 , COM DESTINO A LUANDA , PARA GOZAR FÉRIAS E QUE JÁ TINHA ESTADO UNS DIAS ANTES NA EMBOSCADA DO ONZO . 
JÁ PERTO DO LOCAL ONDE ESTAVAM OS OUTROS MILITARES DA NOSSA COMPANHIA , FAZENDO A SEGURANÇA À VIATURA SINISTRADA , REBENTOU A FATÍDICA EMBOSCADA , QUE NOS VITIMOU .
FICARAM FERIDOS ALGUNS E FALECERAM NESTA EMBOSCADA , OS SEGUINTES MILITARES :

SOLDADO ANTÓNIO MARIA GUERRA PAIS "O BARREIRO" .
SOLDADO JOSÉ ANTÓNIO VIANA MARQUES "O ZÉ TROPA" .
SOLDADO MANUEL GUEDES DA SILVA  "O ESPARGUETES" .

TODOS DO 2º GRUPO DE COMBATE DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 , COMANDADA POR MIM , EX. ALFERES MILICIANO JORGE BELO ROSA
A EMBOSCADA ESTAVA BEM MONTADA , POIS PARECIA CÓPIA DAQUELA QUE OCORREU , UNS DIAS ANTES NO ONZO . TAMBÉM HÁ UMA LIGEIRA CURVA PARA A DIREITA E UMA PEQUENA RIBANCEIRA E DO LADO ESQUERDO NUM PLANO SUPERIOR , OS GUERRILHEIROS FAZIAM FOGO , BEM PERTO DA PICADA , CONTRA NÓS .
COM 3 MORTOS E DIVERSOS FERIDOS E NA POSIÇÃO QUE NOS ENCONTRÁVAMOS , ERA IMPOSSÍVEL RESPONDER AO FOGO INIMIGO .
ALÉM DISSO , A VIATURA ONDE ESTAVA MONTADA A METRALHADORA "BREDA" , DA SECÇÃO DO EX. FURRIEL MILICIANO JOSÉ MARTINS , ENCONTRAVA-SE BASTANTE AFASTADA , PORQUE ENTRE AS DUAS SECÇÕES , CIRCULAVAM DIVERSAS VIATURAS CIVIS DO MVL. PORTANTO ERA IMPOSSÍVEL FAZER MELHOR DA PARTE DESTA SECÇÃO.
A VIATURA ONDE EU VINHA ERA A VIATURA DA "BAZUKA" , QUE COM AQUELES MORTOS E FERIDOS , OS CUNHETES DAS RESPECTIVAS GRANADAS FICARAM NO JEEPÃO , MAS NÃO PODERIAM SER UTILIZADOS  , DEVIDO À POSIÇÃO EM QUE FICAMOS .
DIVERSOS TIROS PERFURARAM O DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL DA VIATURA E TAMBÉM O DIFERENCIAL TRASEIRO DO JEEPÃO , POIS A GASOLINA E A VALVULINA , ESCORRERAM PARA O CHÃO .
FOI UM MILAGRE , POIS SE AS GRANADAS QUE OS GUERRILHEIROS NOS ATIRARAM E NOS ATINGIRAM , UMA DELAS TIVESSE ATINGIDO OS CUNHETES DE "BAZUKA" 
TÍNHAMOS MORRIDO TODOS !!!... 
O MOTORISTA DA VIATURA CIVIL QUE CIRCULAVA IMEDIATAMENTE A SEGUIR AO JEEPÃO , DEVIDO À AFLIÇÃO , NÃO TRAVOU DEVIDAMENTE A VIATURA , DANDO ORIGEM QUE A MESMA , DE VEZ EM QUANDO DESLIZASSE PARA A FRENTE , POR ESTAR NUM PLANO INCLINADO E COM CARGA , APROXIMANDO-SE DO JEEPÃO .
EU ENCONTRAVA-ME , JUNTAMENTE COM O MEU GUARDA COSTAS , O SOLDADO BELMIRO DOMINGOS " O XICO " , JÁ FALECIDO , ENTRE AS DUAS VIATURAS , E OS GUERRILHEIROS ESTAVAM A VER-ME , UMA VEZ QUE SE ENCONTRAVAM NUM PLANO SUPERIOR .
QUANDO A VIATURA DESCAIU , ESMAGOU A BACIA AO SOLDADO BELMIRO DOMINGOS "O XICO" E COLIDIU COM O JEEPÃO , TENDO ESTE AVANÇADO , DEIXANDO-ME SEM QUALQUER PROTECÇÃO .
FOI NESSA ALTURA , QUE FUI ATINGIDO COM UMA RAJADA , QUE ME ATINGIU A MÃO DIREITA , PARTIU O PUNHO DA MINHA "G3" E DANIFICOU O RESPECTIVO CARREGADOR.
COMO EU TINHA SIDO ATINGIDO , UM GUERRILHEIRO ATIROU UMA GRANADA DE MÃO OFENSIVA PARA CIMA DE MIM , TENDO-ME DECEPADO O PÉ ESQUERDO .
COM TRÊS MORTOS E DIVERSOS FERIDOS , DEIXAMOS DE FAZER FOGO E VIERAM 3 GUERRILHEIROS À PICADA , PARA NOS ABATEREM E LEVAREM O FARDAMENTO E O ARMAMENTO , COMO JÁ TINHAM FEITO NO ONZO .
VI PERFEITAMENTE OS 3 GUERRILHEIROS ,QUE SE APROXIMARAM DO JEEPÃO E COM O INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA , REAGI :

OU EU OU ELES !!!...
                               E ABATI OS TRÊS !!!...


A MORTE DO SOLDADO MANUEL GUEDES DA SILVA "O ESPARGUETE" FOI HORROROSA ; AUTÊNTICA TORTURA , QUE EU VI PERFEITAMENTE  . POIS QUANDO SAIU DA VIATURA , TENTOU PASSAR PARA O LADO DIREITO DA PICADA E FOI ATINGIDO POR UMA RAJADA E CAIU . OS GUERRILHEIROS VIRAM ISSO E ATINGIRAM-NO COM DIVERSAS RAJADAS , QUE FICOU PARAPLÉGICO . OS IMPACTOS DAS BALAS NO CORPO , ERAM TANTOS QUE O FAZIAM SALTAR . 
QUANDO O ALFERES MILICIANO JAIME LUÍS CHEGOU JUNTO DE MIM , INFORMOU-ME QUE O SOLDADO ANTÓNIO GUERRA PAIS "O BARREIRO" TINHA FALECIDO E QUE O SOLDADO JOSÉ VIANA MARQUES "O ZÉ TROPA" TAMBÉM FALECERA , ATINGIDO COM UM TIRO NO PESCOÇO E QUE NEM SEQUER TINHA SAÍDO DA VIATURA ( JEEPÃO ) .
OS FERIDOS ERAM TANTOS , QUE SE ESGOTOU O ÁLCOOL E OS PENSOS INDIVIDUAIS . O 1º CABO JOAQUIM ROQUE SILVA "O TOUREIRO" ( JÁ FALECIDO ) , VINHA NA COLUNA E ERA PORTADOR DE UMA GARRAFA DE BRANDY , E FOI COM ISSO QUE O MAQUEIRO SE DESENRASCOU .
CONFORME SE PODE , OS FERIDOS FORAM TRANSPORTADOS NAS VIATURAS ATÉ AO  QUARTEL DE BALACENDE , ONDE PERMANECEMOS DURANTE TODA A NOITE NAS MACAS , UMA VEZ QUE , POR ISSO MESMO , OS HELICÓPTEROS NÃO VOAVAM .
DURANTE A NOITE , O COMANDANTE DA COMPANHIA DE BALACENDE , ORDENOU AO     
1º SARGENTO , QUE FICASSE JUNTO DE MIM , PORQUE EU ESTAVA BASTANTE MAL . O HOMEM , QUE JÁ NÃO ERA JOVEM , MANTEVE-SE DURANTE A NOITE , A VIGIAR-ME .
PUNHA-ME UM CIGARRO NOS LÁBIOS E ESPERAVA QUE EU FUMASSE PARA O TIRAR . AINDA HOJE , NÃO SEI QUEM FOI , E NUNCA LHE AGRADECI NEM AO COMANDANTE DA COMPANHIA .
FUI TRANSPORTADO PARA UM DOS HELICÓPTERO , COM O MEU GUARDA COSTAS , COM UMA ETIQUETA COM O NOME E POSTO , PARA SERMOS IDENTIFICADOS NO CASO DE MORTE .
COMO NÓS NÃO TÍNHAMOS DORMIDO NADA DURANTE A NOITE , O TENENTE PILOTO APERCEBEU-SE QUE EU VINHA EM SILÊNCIO E ORDENOU AO CABO MECÂNICO QUE SE INTEIRASSE O QUE SE PASSAVA COMIGO .
CHEGUEI AO HOSPITAL MILITAR DE LUANDA , SEGUNDO DIZEM , EM ESTADO DE CHOQUE , ONDE SOFRI DIVERSAS INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS ATÉ SER EVACUADO POR VIA AÉREA PARA LISBOA .
DURANTE A VIAGEM , NUM AVIÃO SKYMASTERS , VULGARMENTE DESIGNADO POR SE CAI , MATAS-TE , OS FERIDOS FORAM ABONADOS DE UMA SANDWICH COM MARMELADA .
A VIAGEM DEMOROU CERCA DE 26 HORAS , PORQUE OS AVIÕES PORTUGUESES , NÃO PODIAM ATRAVESSAR O ESPAÇO  AÉREO DOS PAÍSES AFRICANOS , E FIZEMOS ESCALA NA GUINÉ E EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE .

NÃO DEIXO DE NARRAR UMAS PERIPÉCIAS QUE ACONTECERAM DURANTE A VIAGEM .

PARTIMOS DE LUANDA , DE NOITE , MAIS PRECISAMENTE ÀS 23 HORAS , TENDO A VIAGEM DECORRIDO TODA A NOITE E TODO O DIA SEGUINTE , E CHEGAMOS A LISBOA JÁ DE MADRUGADA .
CASUALMENTE E PORQUE NÃO HAVIA MACAS SUFICIENTES , VIAJEI NUM BANCO DE LONA SENTADO , SOBRE A ASA DIREITA .
A SEPARAÇÃO ENTRE OS PASSAGEIROS E A TRIPULAÇÃO DO AVIÃO , ERA FEITA POR UMA CORTINA , DO TIPO , PANO DE TENDA .
EM DETERMINADA , VERIFIQUEI QUE NO EXTERIOR DO AVIÃO , ESTARIA QUALQUER COISA INCANDESCENTE , QUE ME DEIXOU INTRIGADO .
QUANDO O CABO DA TRIPULAÇÃO PASSOU JUNTO DE MIM , POR CURIOSIDADE , PERGUNTEI-LHE O QUE ERA AQUILO , TENDO-ME RESPONDIDO , QUE ERA O TUBO DE ESCAPE DE UM DOS MOTORES . ISTO DEIXOU-ME APREENSIVO E NÃO ERA CASO PARA MENOS .
PASSADO UM BOCADO , POIS DE VEZ EM QUANDO , OLHAVA PARA O ESCAPE , APERCEBI-ME QUE AQUELE MOTOR VINHA PARADO .
LOGO QUE TIVE OPORTUNIDADE , VOLTEI A INDAGAR JUNTO DO CABO , SE ERA VERDADE OU SE EU VINHA COM ILUSÕES , TENDO ELE RESPONDIDO , QUE O MOTOR VINHA EM BANDEIRA  , O QUE CORRESPONDE A MOTOR PARADO .
NESTA ALTURA , O COMANDANTE DO AVIÃO , QUE ERA UM TENENTE-CORONEL , CHAMOU O CABO PARA INDAGAR O QUE SE ESTAVA A PASSAR , QUE LHE RESPONDEU , QUE TINHA SIDO EU QUE TINHA POSTO AQUELAS QUESTÕES .
ORDENOU AQUELE MILITAR , QUE ME TROUXESSEM ÀS COSTAS , PARA JUNTO DA TRIPULAÇÃO , PARA EVITAR QUE OS OUTROS FERIDOS , SE APERCEBESSEM O QUE SE  ESTAVA A PASSAR .
JUNTO À TRIPULAÇÃO , O REFERIDO COMANDANTE , DISSE-ME QUE NÃO HAVIA QUALQUER PROBLEMA , E QUE O AVIÃO , CHEGAVA A LISBOA , SÓ COM UM MOTOR , O QUE EU , SINCERAMENTE , NÃO ACREDITO .
O AVIÃO ESTEVE ESTACIONADO NA GUINÉ , POUCO TEMPO E O CABO LEVOU-ME ÀS COSTAS ATÉ AO BAR .
A PRÓXIMA ESCALA FOI S. TOMÉ  E COMO ERA DIA , O COMANDANTE DISSE-ME PARA EU FICAR DESCANSADO , QUE A PISTA É MUITO CURTA , MAS NÃO HAVIA QUALQUER PROBLEMA .
EFECTIVAMENTE A PISTA É MUITO CURTA , O QUE NOS LEVA NAS ATERRAGENS E DESCOLAGENS , ENCOSTAR O ESTOMAGO ÀS COSTAS .
ATÉ QUE DEPOIS DESTAS PERIPÉCIAS , FINALMENTE CHEGAMOS A LISBOA . 

CITANDO PALAVRAS DO EX. FURRIEL MILICIANO JOSÉ CARLOS MARTINS , DO GRUPO DE COMBATE DO EX.ALFERES MILICIANO JORGE BELO ROSA , DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 , DO BATALHÃO DE CAÇADORES 1855 :

NESTA EMBOSCADA FOI FERIDO O 1º CABO LOURENÇO , JULGO "O AÇORIANO", APONTADOR DA METRALHADORA DA MINHA SECÇÃO , COM DOIS TIROS SOBRE O FLANCO DIREITO .
FOI NESSA ALTURA , QUE O 1º CABO ROQUE SILVA , SALTOU PARA CIMA DO JEEPÃO , FAZENDO UMA EXCELENTE COBERTURA COM A METRALHADORA , EM TODA A ÁREA CIRCUNDANTE .
ESTA ACÇÃO DELE , FEZ COM QUE EU ME SAFASSE DA DIFÍCIL SITUAÇÃO EM QUE ME ENCONTRAVA , POIS EU ESTAVA A SER ALVO DUM GUERRILHEIRO , QUE ESTAVA EM CIMA DUMA ÁRVORE , QUE ME PROCURAVA ATINGIR SEMPRE QUE EU ME TENTAVA LEVANTAR DA BERMA , ONDE EU ESTAVA DEITADO .

O EX.FURRIEL MILICIANO JOSÉ CARLOS MARTINS , VIRIA A DEIXAR-NOS EM 5 DE FEVEREIRO DE 2014 , VITIMA DE DOENÇA PROLONGADA .
EM SUA MEMÓRIA :
                                        UMA SALVA DE TIROS  

CITANDO PALAVRAS DO EX. FURRIEL MILICIANO JOSÉ SILVANO MONTEIRO , DO PAD 1048 :



ESTES TRÊS VALENTES MILITARES DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 , FORAM SEPULTADOS NO CEMITÉRIO JUNTO À IGREJA DE NAMBUANGONGO , VIZINHO DO PAD 1048 , QUE DIAS ANTES TINHAM SOCORRIDO OS MILITARES FERIDOS DO ONZO E RECOLHIDO OS CORPOS DOS DOIS MILITARES MORTOS EM COMBATE , DA COMPANHIA DE ARTILHARIA AQUARTELADA NO ONZO , NESSA EMBOSCADA .

ASSISTI A ESTES FUNERAIS E AINDA HOJE NÃO ESQUEÇO AS LÁGRIMAS A AS EXPRESSÕES DE DOR , DE TODOS OS MILITARES , QUE LHES PRESTARAM HOMENAGEM , NESSA CERIMÓNIA .


EM MEMÓRIA DESTES E DOUTROS VALENTES MILITARES , A MAIOR PARTE DELES AINDA MUITO JOVENS , QUE DERAM A VIDA PELA PÁTRIA , E QUE MUITA GENTE , ATÉ COM RESPONSABILIDADES , OS QUEREM ESQUECER !!!...

NÓS NÃO OS ESQUECEMOS ATÉ FECHARMOS OS OLHOS , NEM OS VAMOS DEIXAR ESQUECER !!!...

   UMA SALVA DE TIROS 

SEUS NOMES :

FURRIEL MILICIANO FERNANDO BOM , DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 , MORTO COMBATE.

SOLDADO ANTÓNIO GUERRA PAIS " O BARREIRO " , DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 , MORTO EM COMBATE .

SOLDADO JOSÉ VIANA MARQUES " O ZÉ TROPA " , DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 , MORTO EM COMBATE .

SOLDADO MANUEL GUEDES DA SILVA " O ESPARGUETES " DA COMPANHIA DE CAÇADORES 1414 , MORTO EM COMBATE .

COM ESTA NARRAÇÃO , DE UMA SITUAÇÃO IGUAL A MUITOS MILHARES DE OUTRAS SITUAÇÕES QUE IGUALMENTE ACONTECERAM ÀS NOSSAS TROPAS DURANTE OS ANOS DE GUERRA COLONIAL ( NA ÉPOCA GUERRA DO ULTRAMAR ) , QUERO MOSTRAR AOS VINDOUROS , PELO QUE PASSARAM OS SEUS PAIS OU AVÓS , QUE COMO EU , COM 22 ANOS DE IDADE , TIVERAM  DE ABANDONAR TUDO E TODOS , E RUMAR PARA UMA DAS NOSSAS EX. COLÓNIAS , ONDE MUITOS NUNCA REGRESSARAM  À SUA TERRA NATAL . 
FICA AQUI UM APELO AOS RESPONSÁVEIS DE TODOS OS PAÍSES INTERVENIENTES , QUE DÊEM AS MÃOS E UNAM OS CORAÇÕES PARA DEVOLVER DE VEZ ,  ÀS RESPECTIVAS FAMÍLIAS , TODOS OS CORPOS DOS MILITARES QUE INFELIZMENTE TIVERAM DE FICAR SEPULTADOS NESSES LOCAIS , DISTANTES E AO ABANDONO .

SILVANO MONTEIRO
EX. FURRIEL MILICIANO DO PAD 1048 
ANGOLA 1965 - 1968 









   

8 comentários:

  1. Eu Fernando Azevedo (ex-1ºcabo Meânico e cundutor do Pronto-Socorro) confirmo totalmente

    Tudo que aqui está escrito com bem hája para todos em especial ao Batalhaõ 1855,e ás

    Companhias de Caçadores 1414 e 1415.

    Com um Abraço Fernando Azevedo

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  2. Escrevam mais e sempre. Porque cada vez somos menos, para não sermos esquecidos.

    Jorge Belo Rosa
    ex-Alferes da C. Caç. 1414

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  3. Orlando de Morais Serra1 de fevereiro de 2014 às 22:41

    Meu alferes,sou ex-1º.cabo da companhia de artilharia nº.1562,companhia que rendeu a companhia nº796 dia 04/05/66,alí permanece-mos em Nambuangongo até ao dia em que rebentou a mina, apenas ficou a minha secção por falta de transporte no dia seguinte integramos a coluna vínhamos na última viatura civil da coluna reagimos bem e ainda hoje me recordo de tudo o que assisti e houvi.eu era da secção da bazuca comandada pelo 2º.sarg.Júlio Lopes do Val,falecido na guiné em Agosto de 1974

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  4. Meu caro amigo Orlando
    Se a memória, não me falha, pois já passaram 50 anos, penso que o Alferes dessa companhia,que ficou feris«do nessa emboscada, esteve comigo no Hospital da Estrela. Será que o nome dele seria COCO MENDES ?
    Um abraço

    Jorge Belo Rosa
    ex-Alferes da C.Caç. 1414 Beira Baixa)

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  5. Ao ex-1º. Cabo Orlando Serra da C.Art-1562 .
    Se não estou enganado na explosão da mina, vitimou o Alferes Coco Mendes (será este o nome ?) . A seguir a C.Caç 141, foi guardar a viatura sinistrada, onde rebentou a emboscada, onde tombaram 3 dos meus soldados e eu fiquei gravemente ferido. Mais tarde, estive no Hospital Militar em Lisboa com esse Alferes (Coco Mendes)

    Jorge Belo Rosa
    ex-Alferes da C.Caç. 1414

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  6. O texto não é meu, mas com o devido consentimento da autora, não resisti e aqui vai.
    Meu pai, mais conhecido por 1º. Cabo Santos, Nº. 265 (José Policarpo dos Santos " o PERNA CURTA ",pertencia ao 2º Pelotão da Companhia de Caçadores 1414, Lobos Cinzentos.
    Meu pai conta com a lágrima no canto do olho e com o tom de voz entristecido, que foram tempos difíceis.
    Longas caminhadas de dois e três dias, com mais de 45ºC e um cantil com 1 litro de água para o percurso todo. A alternativa era colocar um comprimido e beber a água de pequenas e escassas poças de água infestadas de insectos, lixo e lama. Vencidos pela sede, cansaço e desgaste psicológico, no entanto, continuavam a honrar a BANDEIRA PORTUGUESA.
    8/8/1966, por volta das 16 horas, meu pai seguia na viatura militar de mochila abastecida com ração de combate e arma carregada ao alto, apoiada no piso e segura entre as pernas. A viatura foi alvo de ataque, perderam-se vidas humanas e houve feridos graves. Alferes Belo Rosa, comandante deste Grupo de Combate, um homem bom e audaz, colocou a sua própria vida em risco para salvar a vida dos seus homens.
    Conheci este senhor, com o pé esquerdo amputado e estilhaços em todo o corpo. E guardei para mim a história de bravura de um verdadeiro herói que se pôs à frente do meu pai e o salvou. Este senhor mudou a história da vida do meu pai, da minha família e do meu PORTUGAL. A todos eles o meu OBRIGADO.

    Raquel Nini Santos

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  7. Anggola--Nambuangongo ( P.A. D. 1048 )Faz Hoje anos que foi o Meu Batismo De Guerra ( 25 Julho de 1965 )No local De Nambu,Onzo, Beira-Baixa Copanhia 1414..Nortos dois camaradas (paz a sua Alma ) Alferes Bela Rosas Capitâo -Barroso P.A.D.1048 ) Paratotodos que por là Passaram .Com Abraços e Muita Saùde !!! atè qualquer Dia Fernando Azevedo : Ferro-Oscar-TÓ O+

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  8. Ex- Combatente em Angola P.A.D.1048 Nambuangongo Ano 1965 a 1968.Hoje 25/ Julho de 1966. Tive O meu Baptismo de Guerra !!!!!! Faz hoje 57 anos que tive uma embuscada No Onzo e Beira Baixa. tivemos 2 Mortos...Era 1ª Cabo-Mecânico e Condutor-Pronto -Socorro.Fomos Buscar uma G.M.C., fizeram-me as Esltas Batalhaô 1415-+ 1414 Com Comandante Belo Rosas,Aqui envio um Abraço...Fernando Azevedo.

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